Quantcast
Channel: Opinião SA » Comportamento
Viewing all articles
Browse latest Browse all 7

Teimosia Infantil

$
0
0

Boa tarde pessoal,

Encontrei um texto tão legal na revista da Drogaria São Paulo (por incrível que pareça), que decidi transcrever para vocês.

Minha filha de 2 anos e 4 meses anda na sua melhor forma da teimosia. Vocês não ficam (ou ficaram) na dúvida de como agir? Eu passo por isso todos os dias ultimamente.

Li e gostei.  Acompanhem comigo.

Sabe aquela ida ao supermercado que se transforma em pesadelo, com seu filho gritando e esperneando pelos corredores porque você não quer comprar algo? Boa notícia: isso tem solução. Fiquem tranquilos, pais!

birra crianca 2

Seu anjinho parece que não ouve mais o que você (e nem ninguém) diz? Não obedece, chora sem motivo e ainda faz um escândalo fenomenal? Não se desespere! A birra infantil é a arte mais sutil de tentar manipular os pais em busca de atenção e de conseguir o que se quer. Ela é uma tentativa da criança expressar suas vontades com a certeza que receberá um sim e se faz presente suas vidas com mais ou menos 1 ano e meio de idade.

ENTENDA O PORQUÊ

E lá vem a pergunta que não quer calar: ‘O que eu fiz de errado?’. Nada, pelo menos por enquanto. Segundo a terapeuta familiar Suzy Camacho, a criança faz birra por não saber lidar com as frustrações, e cabe aos pais serem firmes em cada episódio para ensinar a ela que o mundo não lhe dará o que quer nem na hora que quer. A diferença é que os pais ensinarão essa lição com amor. Se o seu filho nunca foi de fazer isso, é possível que esteja imitando um irmão ou amiguinho, caso ele já frequente a escola.

É importante que os pais mantenham o castigo ao retomarem o passeio. Uma boa maneira de ensiná-la é com castigos de curta duração, principalmente para crianças até 8 anos. Mantê-la sentada em uma parte da casa sem atrativos, como o corredor, por exemplo, é uma excelente opção. Evite cozinha, o próprio quarto da criança, banheiro etc. Nesses lugares, existem muitas distrações para ela – que nem perceberá que está sendo repreendida por algo inadequado que fez. Diga que deverá permanecer por um período sentada ali, mostre-lhe o relógio explicando que, quando os ponteiros estiverem em determinada posição, ela estará liberada. A cada tentativa de sair, o tempo reinicia, e assim sucessivamente. Acreditem, pais: funciona! Mesmo que seu filho fique desapontado ou sinta raiva de você em um primeiro momento, continue firme. Os pais e os cuidadores precisam preparar emocionalmente os filhos para o mundo, para o futuro, para que eles aprendam que receberão muitos ‘Nãos’ ao longo da vida e que saibam lidar bem com eles.

Se continuar sendo um birrento de carteirinha, muita atenção, pois esse padrão, principalmente após os 7 anos, indica um problema mais sério. É hora de procurar ajuda de um especialista.

birra crianca 3

O COMBINADO NÃO SAI CARO

Para evitar o espetáculo público, a especialista alerta: ‘Antes de sair de casa, combine tudo com a criança e explique o que será e o que não será permitido. Deixe claro o que será possível comprar entre as guloseimas ou brinquedos de que ela mais gosta e se o dinheiro será retirado da semanada ou mesada que ela recebe’ . Caso ela não tenha esse dinheiro disponível, estabeleça um valor.

CULPA NÃO!

Muitas vezes, os pais só dizem sim aos filhos sempre levam para casa algum mimo por causa do sentimento de estar ausente muitas horas por dia, longe deles. Segundo Suzy, crianças que nunca são contrariadas acabam se tornando pessoas infelizes, irritadiças, agressivas, depressivas, já que o mundo não dá o mesmo sim incondicional dos pais.

Seu filho precisa aprender que algo material não substitui o amor dos pais por ele. Portanto, a melhor maneira de criar futuros adultos mais equilibrados e prontos para enfrentar a vida e os obstáculos que virão ao longo do caminho é ficar ao lado da criança 100% do tempo que você dispõe (fora dos seus afazeres). ‘Sente-se com ela, olho no olho, não ambos de frente para TV. Escute o que seu filho tem a lhe contar sobre seu dia, seus sentimentos, vejam juntos a lição de casa, brinquem, se abracem, falem ‘Eu te amo’. Com certeza, mesmo que seja por 30 minutos diários, a relação de vocês será maravilhosa, finaliza a terapeuta.

birra crianca

MANUAL PRÁTICO

Suzy Camacho ensina o passo a passo para que os pais possam lidar de maneira positiva com esse ‘momento showzinho’ que seu filho poderá proporcionar ao mundo a qualquer dia, hora e local:

1 – Fale calmamente com a criança que agir dessa maneira, ela não conseguirá atingir seu objetivo. E que quando estiver mais calma, voltarão a conversar. Não grite, não pegue nela, não se altere, pois se isso acontecer ela saberá que pode usar a teima para conseguir qualquer coisa de você.

2 – Espere de 10 a 15 minutos para ver se passa o acesso da birra. Não olhe para a criança durante este tempo. Caso perceba que a criança pode se machucar por estar se debatendo muito, por exemplo, abrace-a.

3 – Após esse período, se ela mantiver a conduta, em silêncio pegue-a suavemente pelo braço ou mesmo no colo e leve-a para outro local onde não exista platéia.

4 – Ajoelhe-se e fique na altura dos olhos dela, frente a frente. Diga firme, mas em voz baixa: ‘Chega! Eu não admito que você continue agindo desta maneira. Ao chegarmos em casa, você estará de castigo por causa desta atitude.’

5 – Nunca, jamais, em hipótese nenhuma, diga que você não gosta mais dela, que ela não é mais uma criança boazinha ou quaisquer outros comentários negativos e não relacionados ao acontecido. Apenas explique que aquele jeito dela de agir não é adequado e porquê. ”

Gente, tirando o tom sarcástico, em alguns momentos, da jornalista, as dicas funcionam bem. Não sempre. Mas funcionam. Tenho tentado seguir estes passo e tem surtido efeito positivo. Dia a dia, passo a passo. É difícil manter a calma, mas no longo prazo é melhor…e mais efetivo também.

Ótima semana!

Dani

Texto de Maria Helena Bellini

Fonte de imagem: http://www.seethatdad.com/2013/02/01/tantrums-driving-me-insane/, http://www.huffingtonpost.com/melissa-sher/toddlers-like-superheroes_b_1773375.html, http://www.smh.com.au/lifestyle/diet-and-fitness/no-more-fussy-eaters-20120501-1xvx0.html

Problemas de comportamento das crianças? Leia: Como encorajar o otimismo e pensamento positivo nas criançasSeu filho tem temperamento difícil?Dicas para os pais que estão em processo de divórcio8 Dicas para desenvolver o Comportamento Positivo na criança de 1 anoEducação Infantil – Criando crianças de bom coraçãoEducação Infantil – Elogie do jeito certoNão contar a verdade para seu filho não o protege das mentiras do mundoComo ensinar meu filho a ter bons hábitos na hora de dormir?Como a morte afeta as crianças?

 

 

 

 

 

 

 


Viewing all articles
Browse latest Browse all 7

Latest Images

Trending Articles





Latest Images